Pronto Socorro

As unidades possuem consultórios, leitos de observação (masculino e feminino), salas de acolhimento onde os pacientes são atendidos por enfermeiros e submetidos à classificação de risco, atendimento de emergência equipada com materiais e equipamentos para reanimação cardiorrespiratória, sala de medicação para pacientes de permanência de curta duração. Atuam, essencialmente, com demanda espontânea do município de Taboão da Serra.

 Quais os documentos necessários para a internação do paciente?

Para a realização do atendimento, os pacientes e/ou responsáveis devem apresentar obrigatoriamente, os seguintes documentos:

–  Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;

–  Cartão SUS;

–  Cartão do Hospital, se possuir; e

–  Comprovante de Endereço.

Qual é o horário de visita no Pronto Socorro?

No Pronto Socorro, o horário de visitas é de acordo com as condições do pacientes e sob autorização da equipe de enfermagem.

Acolhimento (Classificação de Risco)

A Classificação de Risco identifica e classifica a necessidade de atendimento médico mediato ou imediato (urgência e emergência).

Humanização: Humanizar é o ato de tornar humano e deve ser entendido e, em saúde deve ser entendido como a valorização do respeito à vida e das condições humanas, considerando os aspectos individuais e particulares de cada pessoa, como a história de vida desse indivíduo, seus medos, suas angústias, sonhos e anseios.

Partindo deste princípio, nos Prontos Socorros Municipais de Taboão da Serra são desenvolvidos projetos de humanização, oferecendo aos pacientes novas perspectivas para o tratamento médico, amenizando o sofrimento que o processo de internação gera.

Ambiência:

Na Saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido, como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

Os Prontos Socorros Municipais de Taboão da Serra têm, em suas diretrizes, a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes.

Classificação de Risco:

O objetivo da Classificação de Risco é identificar e classificar a necessidade de atendimento médico mediato ou imediato.

Humanizar é esclarecer à comunidade a forma do atendimento com prioridade; os Prontos Socorros Municipais de Taboão da Serra possuem demanda espontânea da população  e aos casos que lhe forem encaminhados, considerando a rede dos serviços de prestação de assistência à Saúde.

Alta:

A unidade comunicará a alta aos familiares via contato telefônico (pelo número de telefone fornecido na ficha de internação). O responsável pelo paciente receberá uma via original do Resumo de Alta, comprovante de retorno pelo médico e exames realizados no período da internação.

No momento da alta, e de acordo com a patologia, os pacientes e familiares são orientados quanto à continuidade do uso da medicação pelo farmacêutico, e da alimentação pela nutricionista. O Serviço Social realiza orientações referentes aos exames que não são realizados nos Prontos Socorros Municipais de Taboão da Serra.

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família durante sua internação e/ou atendimento do pronto socorro, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados à:

  • Deveres e direitos legais dos pacientes;
  • Termo de Curatela para pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;
  • Previdência Social, nos casos de Acidente de Trabalho; Auxílio Doença e Aposentadorias; e
  • Isenção de tarifa de transporte urbano municipal para garantir a locomoção para o tratamento, entre outros.